Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
 Gray, 1840
Família: Furnariidae
 Gray, 1840
Subfamília: Furnariinae
 Gray, 1840
Espécie: L. nematura

Nome Científico

Lochmias nematura
(Lichtenstein, 1823)

Nome em Inglês

Sharp-tailed Streamcreeper


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

João-porca

O joão-porca é uma ave passeriforme da família Furnariidae. Conhecido também como capitão-da-porcaria, joão-do-riacho, joão-suiriri, presidente-da-porcaria, tiriri, siriri e tridi.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) lokomaios = epíteto para rouxinol; e nëma, nëmatos = fio; e ouros = cauda. ⇒ Rouxinol com cauda de fios.

Características

Mede cerca de 15 centímetros de comprimento. Bico longo, delgado e levemente curvo. Marrom-escuro por cima, com sobrancelha de manchas brancas, manto mais castanho; cauda preta. Por baixo, marrom escuro todo pintado de branco, pernas rosadas. Inconfundível.

Subespécies

Possui seis subespécies:

Alimentação

Procura presas na vegetação pantanosa, removendo as folhas com o bico. Às vezes procura-as também na lama de chiqueiros e esgotos, o que lhe valeu alguns de seus nomes populares.

Reprodução

Faz ninho em barrancos sombreados, cavando com o bico uma longa galeria, em cuja extremidade terminal constrói um ninho esférico com entrada lateral, usando raízes e outros pedaços de plantas. Põe 2 ovos brancos.

Hábitos

Habita o chão, ou suas proximidades, em florestas úmidas, florestas em montanhas e capoeiras, porém sempre em vegetação densa à beira de água corrente de rios e igarapés, podendo ser raro ou localmente bastante comum. Vive solitário e desloca-se pulando pelo chão.

Distribuição Geográfica

Do sul da Bahia, em direção oeste, até Goiás e Mato Grosso e, em direção sul, até o Rio Grande do Sul. Encontrado também no Paraguai, Uruguai, Argentina e, localmente, na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Panamá.

Referências

Galeria de Fotos